Como ter um cabelo saudável começando pela Lavagem

A pedidos de muitos amigos(as) hoje venho com um post bem legal, como ter um cabelo saudável, nesse post vou explicar bem detalhadamente os lados positivos e negativos de cuidados básicos que vocês devem ter.

 

ÁGUA:

O ideal é lavar os cabelos na água gelada ou morna, aquele morna tipo fria rs’, a água quente prejudica a saúde dos fios e do couro cabeludo.  A água quente sensibiliza os fios, deixando-os ásperos, os fios incham devido ao calor, ficam com as cutículas dilatadas, causando embaraçamento maior que o normal, além de ressecá-los. Também desregula a camada hidrolipídica, resultando em maior OLEOSIDADE no couro cabeludo. Então você ai que fala “meu cabelo precisa ser lavado todos os dias por ser oleoso”, Talvez seja porque você está lavando com água quente!  😉

O cabelo deve ser lavado na água morna de preferência fria, ainda mas nesse calor que ta fazendo faça como eu lava o cabelo no tanque rs’ além de fazer bem para o cabelo você economiza tempo, energia e água.

agua-fria-ou-quente-nos-cabelos-o-que-devo-usar

A frequência de lavagens deve depender dos seguintes fatores:

1) Tipo de cabelo e couro cabeludo: cabelos secos pedem menos lavagens com hidratação mais poderosa, enquanto os oleosos precisam de limpeza mais frequente para retirar o excesso de lipídios e resíduos produzidos pelo corpo ou acumulado por fatores externos.

2) Clima: em regiões praianas e de clima mais quente, o cabelo precisa de mais cuidados e lavagens mais frequentes porque acumula mais danos.

3) Estilo de penteado: se você utiliza muitos produtos de estilizar, como géis, sprays ou pomadas, cujas substâncias deixam resíduos fortes, deve lavar seu cabelo com maior frequência, idealmente sempre que aplicá-los.

4) Estilo de vida: quem pratica esportes ou atividades ao ar livre deve lavar o cabelo diariamente ou quando realizar estas atividades, para retirar as substâncias externas e excesso de oleosidade que se acumulam e também proteger, hidratar e reparar contra os danos do sol, cloro, elásticos de cabelo, entre outros.

 

OLEOSIDADE FAZ BEM PARA O CABELO, GARANTEM ESPECIALISTAS

Diferente do que muitas mulheres pensam, a oleosidade é um processo natural e faz bem para o cabelo e o couro cabeludo. O aumento da oleosidade é um processo natural do inverno. A água quente é um dos motivos para isso. Porém, apesar de deixar um aspecto feio no cabelo, a oleosidade faz bem para as madeixas e nutre os fios e o couro cabeludo, além de servir como proteção para o cabelo

Outra dúvida bem comum nesta estação do ano é o uso de toucas, gorros e chapéus  usados com mais intensidade no inverno o uso não traz riscos para o cabelo, no entanto, ele estes acessórios não podem ser usados enquanto os fios estiverem molhados ou úmidos. Isso inclui o  capacete também se você dirige moto.

Posso lavar meu cabelo todos os dias no inverno?
Sim!  Quem lava os cabelos todos os dias não precisa mudar a rotina no inverno. Porém, os cuidados específicos não podem ser deixados de lado. Cada tipo de cabelo necessita de shampoos e condicionadores especiais.

É normal que eu perca mais cabelo nesta época do ano?
É normal perder aproximadamente 100 a 150 fios de cabelo por dia no inverno. Com a oleosidade natural da estação, os fios se soltam e não se desprendem do couro cabeludo. Na hora do banho, os fios caem juntos. Por isso a impressão de que está perdendo mais cabelo. Tratando a oleosidade, com produtos específicos, diminui essa sensação.

 

SHAMPOO:

O cabelo necessita pelo menos uma vez por mês de uma lavagem com shampoo anti-resíduo para limpar bem o couro cabeludo principalmente você que tingi o cabelo ou faz algum tipo de alisamento.

Esfoliação capilar também é muito bom para limpar o couro cabeludo, pode ser feito uma vez  ao mês, deixando o couro cabeludo digamos que respirar, pois muitos produtos podem entupir impedindo o crescimento do cabelo. Já existem shampoo esfoliante mas você pode fazer caseiro, só precisa de um shampoo hidratante e açúcar, duas colheres de cada misture bem e passe no couro cabeludo massageando bem devagar.

O couro cabeludo necessita pelo menos de duas mão de shampoo e o shampoo vai SOMENTE NA RAIZ, e não no comprimento e pontas, somente a espuma que fizer no couro cabeludo você desce para o restante do cabelo, enxaguando bem. Se você faz tratamento tipo para o crescimento use sempre um shampoo neutro primeiro para limpar bem e em seguida o shampoo de tratamento e deixe agir um minuto na raiz até enxaguar.

 

CONDICIONADOR:

O condicionador não é um creme de hidratação para você deixar mais de 5 minutos no cabelo, o Condicionador serve para fechar as escamas do cabelo que é aberta pelo shampoo quando lavamos então se quer fazer uma hidratação faça depois que lavar com o shampoo assim o cabelo absorve todas as proteínas da máscara. Depois que lavar com o shampoo deixe uma toalha perto para retirar todo o EXCESSO de água, isso ajuda na hora da hidratação o cabelo absorve melhor. E NÃO a máscara de hidratação não substitui o condicionador, pois a máscara de hidratação não fecha as escamas do cabelo,é preciso selar a hidratação com o condicionador, o condicionador deve ser passado somente no comprimento e pontas após enxaguar bem o creme do cabelo da máscara que você usou, retirando também o EXCESSO de água assim aplicando o condicionador deixando agir por 1 minutos até o enxague. A máscara de hidratação e o condicionador deve ser muito bem enxaguado sem deixar nenhum resíduo para não causar quebra ou deixar o cabelo opaco.

 

Finalização:

 

Após sua lavagem com o Shampoo e Condicionador ou Shampoo, Máscara de hidratação e Condicionador, retire o excesso de água com as mãos e vá apertando o cabelo com a toalha, NÃO ESFREGUE A TOALHA NO CABELO, isso cria um atrito entre a toalha e os fios deixando mais fáceis a quebra, pois o cabelo molhado é muito mais fragilizado que um cabelo seco.

728px-towel-dry-hair-step-3-version-2

De preferência enrole a toalha nos cabelos e deixe de 10 a 20 minutos, assim a toalha absorve o suficiente para você poder desembaraçar.

Quando for Desembaraçar NUNCA COMECE PELA RAIZ, comece pelas pontas subindo para o comprimento até chegar na raiz, isso evita você levar todos os nóos que estão em cima para as pontas, evitando a quebra dos fios. Utilize sempre uma escova larga :

5189_Ampliada.jpg

Ou este modelo de escova que ficou muito famoso por não arrebentar os fios:

%d0%b0%d0%bd%d1%82%d0%b8%d1%81%d1%82%d0%b0%d1%82%d0%b8%d1%87%d0%b5%d1%81%d0%ba%d0%b8%d0%b9-escova-%d0%b4%d0%b5-cabelo-%d1%86%d0%b2%d0%b5%d1%82%d0%b0-%d1%80%d0%b0%d0%b4%d1%83%d0%b3%d0%b8-%d1%89%d0%b5

 

Mantenha sua escova de cabelo sempre limpa e evite que outras pessoas usem, escova de cabelo é muito pessoa igual escova de dente! Você não vai querer pegar caspa ou qualquer outra coisa por ficar emprestando sua escova né.

Evite usar instrumento de calor no cabelo, como secador, chapa, modelador entre outros. Se você precisa usar escolha um dia da semana como sexta ou sábado 🙂 e sempre use protetor térmico antes de usar um instrumento de calor.

Evite lavar os cabelos anoite se não for secar para dormir, nunca durma com os cabelos molhados.

Então é isso, esses são os primeiros cuidados básicos para ter um cabelo saudável. Logo mais volto com os outros cuidados como cronograma capilar para cabelos danificador elástico e quebradiço, e cronograma capilar de manutenção para um cabelo que já está recuperado. Espero que vocês tenham gostado e até a próxima ! 🙂

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s