Esfoliação na pele

Gente hoje venho com um tema bem legal, sobre esfoliação na pele, o porque é tão importante esfoliarmos a pele. Bom, quando feita da maneira correta, a esfoliação é uma das maiores aliadas da pele, seja ela seca ou oleosa. Isso porque a técnica promove uma espécie de limpeza da superfície da pele, removendo as células mortas e impurezas, devolvendo luminosidade e garantindo o aspecto rejuvenescido.

esfoliaca

O que é esfoliação da pele?

A esfoliação é um processo de remoção das células desvitalizadas da camada superficial da pele, que se acumulam diariamente, deixando a aparência opaca e sem viço. Trata-se de um peeling mecânico”, define a dermatologista Carolina Marçon, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O processo consiste, basicamente, em esfregar levemente a pele com um creme ou óleo granuloso. A esfoliação pode ser feita em qualquer parte do corpo, dos pés ao rosto, porém com cuidados específicos para cada área.

Após esfoliada, a pele deve sempre receber algum agente hidratante, já que a esfoliação resseca bastante.

 

Quais são os benefícios?

  • O processo melhora a aparência e textura da pele uma vez que expõe as camadas mais jovens e saudáveis e desobstrui os poros;
  • Previne o aparecimento de pelos encravados e acne. Por isso, recomenda-se realizar a técnica um dia antes da depilação;
  • Melhora a penetração de ação de hidrantes e dermocosméticos. “Isso ocorre porque a pele fica mais fina e receptiva”, explica a dermatologista;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Promove a renovação celular;
  • Clareia manchas.

Açúcar-mascavo-um-ótimo-esfoliante-caseiro-–-Dicas-de-esfoliantes-caseiros-01.jpg

 

A esfoliação melhora tanto o aspecto da pele seca quanto da oleosa.

No primeiro caso, a técnica é a maneira mais segura de suavizar a pele, especialmente em áreas mais críticas, como calcanhares e cotovelos. Se, por um lado, raspar essas regiões com lixa é contraindicado por especialistas, já que agrava o problema, a esfoliação, que é um processo menos abrasivo, ajuda a eliminar a camada mais dura da pele e permite que o hidratante penetre melhor, combatendo a condição. Dra. Carolina recomenda que a esfoliação da pele secaseja feita a cada sete a 15 dias.

Já a pele oleosa se beneficia bastante da esfoliação feita frequentemente, de duas a três vezes por semana, pois ela ajuda a combater o excesso de sebo. Neste caso, é importante utilizar produtos específicos para este tipo de pele. No entanto, deve-se ter cuidado para não obter o efeito contrário. “A esfoliação muito intensa e frequente em peles oleosas pode levar a um efeito ‘rebote’, com aumento de produção de sebo pelas glândulas sebáceas”, alerta a especialista.

Nossa pela merece o melhor né gente!

Esfoliação no rosto

Ao lavarmos o rosto várias vezes ao dia, temos a impressão de que nossa pele não está totalmente limpa. Com uma boa esfoliação caseira, podemos aliviar essa sensação desagradável. Primeiramente lave bem o rosto, pescoço e colo com um sabonete apropriado para seu tipo de pele, em seguida aplique o esfoliante no rosto.

Há vários tipos de receitas caseiras de esfoliante para o rosto, vou indicar a minha favorita (minha pele é oleosa) :

Esfoliante para pele Oleosa

  • 1 colher (sopa) de açúcar cristal
  • 1 colher (sopa) de mel

Misture os ingredientes e com movimentos circulares vá esfoliando o rosto levemente para não machucar a pele. Em seguida, massageie o rosto por três minutos. Enxague com bastante água e para finalizar, passe uma loção adstringente para fechar os poros.

A pele oleosa também precisa ser hidratada. Opte por produtos a base de gel e não cremosos,

Esfoliante para pele seca

  • 1 colher (sopa) de aveia em flocos finos
  • 1 colher (sopa) de mel

Misture os ingredientes e aplique no rosto com movimentos circulares, esfoliando a pele por até três minutos. Enxágue bem o rosto e em seguida, passe um tônico facial para fechar os poros e hidratar a pele.

Esfoliante para pele sensível 

  • 2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos
  • 2 colheres (sopa) de mel

Misture os ingredientes e com movimentos circulares, passe no rosto. Em seguida enxágüe com bastante água. Esta mistura é mais suave e por isso é recomendada para a pele sensível, pois a aveia ajuda a nutrir a pele.

 

A pele sensível precisa de um cuidado extra. Invista em um bom protetor solar FPS 30 no mínimo ou mais e hidratantes para mantê-la bem cuidada.

 

Existem caso que a pele está desidrata, são casos de pessoas que acham que a pele está muito oleosa, isso acontece pois o óleo fica em excesso para repor a água no corpo, então beba sempre pelo menos 2 litros de água por dia.

 

Espero que vocês tenham gostado 😀

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s